feedback
Conhecer o impacto das experiências que proporcionamos a quem nos visita é um bem precioso. Os seus comentários permitem-nos aprender, melhorar e perceber a melhor forma de continuar a percorrer o caminho.
"No decorrer dos dois últimos anos letivos, tive a honra de participar em diferentes formações dadas pela colega Rita Rovisco, foi através das redes sociais que tive conhecimento das mesmas. Com a situação extraordinária que todos nós vivemos devido a pandemia quis conhecer novas abordagens para a minha pratica pedagógica. Neste contexto a aquisição de novas competências faziam parte da minha procura para poder fomentar o desenvolvimento pessoal, social e emocional das “minhas crianças” estimulando o seu desenvolvimento global tendo em conta as suas caraterísticas individuais. Assim nada melhor do que a Arte, eu já a abordava mas não no sentido em que Aprendi contigo, sim aprendi porque nós todos os dias aprendemos…. Porque a Arte é uma linguagem muito especial, faz-nos mergulhar dentro de cada um de nós e revela emoções que por vezes nós nem sabíamos que existiam. Foi um desafio, foi! Tanto para mim como para as “minhas crianças”, mas um desafio superado. Elas adoraram e eu também, para além de por vezes não conseguir realizar o que tinha planeado por este ou aquele motivo, mas tudo foi ultrapassado com a ajuda dos encarregados de educação que também foram arrastados e estavam deslumbrados com tudo o que acontecia na sala e com as conversas que iam para casa. Claro que foi o meu percurso individual, mas com a tua ajuda foi fácil desbravar esse caminho, porque é tão bom ouvir-te! Concluindo Rita muito, mas muito obrigada por me dares a conhecer o teu Comboio da Arte."
- Isabel Nunes
"Relativamente à formação da viagem pela arte que terminou sexta, só tenho a dizer que valeu a pena, porque o "motorista" que nos conduziu mostrou-nos caminhos fantásticos e maravilhosos. O meu olhar perante a arte nunca mais será o mesmo. Aprendi e muito e deixei-me cativar pelo que vi."
A -aventura
R - recomendável
T - tocante
E -excecional
-Sónia Félix
"Escrevo apenas algumas palavras para te dizer o quanto foi importante conhecer-te mesmo que tenha sido através de um pequeno ecrã. Contigo entrei numa viagem em que parei nas estações por ti escolhidas e todas elas de uma paisagem inesquecível e fantástica. Aprendi que podemos usar condimentos para a fabricação das tintas, usar penas antes das canetas e dos lápis, ouvir a música enquanto mostramos imagens, mostrar objetos importantes de cada época e de cada artista, relembramos a história da arte através dos teus olhos e do teu conhecimento, bebemos toda a informação que nos pudeste dar com a alegria e ansiedade de chegar à escola e fazer magia com a criatividade de cada criança. Obrigada por tudo, espero por ti na próxima estação, ansiosa por apanhar mais um comboio repleto dessa magia que só tu sabes transmitir. As crianças e nós temos muita sorte em ter a RITA na nossa vida."
-Brígida Coelho
"Habituada a trabalhar com Arte no Jardim de Infância e a explorar diferentes “media” para o fazer, durante todos os quase 40 anos que tenho de trabalho, sempre explorei preferencialmente as obras de autores contemporâneos (pintura, escultura, instalação, fotografia, arquitetura, arte urbana, land art…). A presente Formação, para além de me dar muita informação sobre História de Arte e sobre como abordar diferentes períodos da mesma na prática letiva, abriu-me a possibilidade e a vontade de testar o que receava: abordar alguns momentos, obras e autores com os quais ainda não conseguira estabelecer pontes viáveis. Um risco que nunca correra… As muitas pistas deixadas pela Formação forneceram uma teia de estradas possíveis, a percorrer naturalmente de forma particular e pessoal segundo o eco que faziam dentro de mim e tendo presente a sensibilidade e o percurso da turma. Os longos e saborosos diálogos a partir das obras e autores (VTS), as experiências de desenho e pintura à vista, a evolução progressiva da Educação Visual e estética das crianças, o crescimento do seu conhecimento sobre o mundo da Arte e a sua capacidade de abrir espaço para a leitura divergente da obra de arte, foram descobertas excecionais e que relevo neste percurso. Sinto que tenho agora na mão muito mais ferramentas e hipóteses de caminhos e a sensação de como esta viagem é inesgotável e de como tudo isto só se faz com profunda paixão. A mesma paixão que leva a Formadora Rita Rovisco a espalhar o encantamento, o entusiasmo e a alegria nas suas Formações."
-Helena Martinho